Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados

Integrante da Osesp desde: abril de 2002. Obra favorita: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 35, de P. I. Tchaikovsky, que foi solista em 2022, à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí.

Natural de Querche, na região da Crimeia, a violinista Svetlana Tereshkova iniciou seus estudos musicais formais na Escola de Música nº 1 de sua cidade natal, sob a supervisão de Nina Batischeva. Mais tarde, frequentou a Escola Especial de Música de Novosibirsk, onde foi aluna de Alexei Gvozdev, e a Escola de Música Stolyarsky, em Odessa, onde foi orientada por Leonid Mordkovich. Em Moscou, ingressou inicialmente no Colégio do Conservatório Estatal de Moscou P. I. Tchaikovsky, nas classes de Nadezhda Grigorievna Beshkina e Tatiana Balashova, antes de transferir-se para a Academia Russa de Música Gnessin, onde estudou com Mikhail Aronovich Gotsdiner e com Valentin Berlinsky, fundador e violoncelista do Quarteto Borodin.

Conquistou o primeiro lugar no Concurso Juvenil Regional de Querche (1988, 1989 e 1990) e no Concurso Juvenil Regional de Odessa (1990). Levou o Grand Prix do Concurso Jovens Talentos de Querche (1992) e venceu o Concurso Internacional de Música de Câmara de Moscou (1996). Quando tinha 15 anos, foi escolhida para participar do Primeiro Concurso Tchaikovsky, tocando no Grand Hall do Conservatório de Moscou. Do mundo todo, apenas 40 crianças foram selecionadas para participar. Em 2022, conquistou o segundo lugar nas audições para Spalla Assistente da Osesp.

Já atuou como solista por diversas vezes, tendo tocado o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 35, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (2022); O Concerto para dois violinos RV 522, de Vivaldi, com Emmanuele Baldini, à frente da Osesp; o Movimento Verão, Op. 8 RV 315, das Quatro Estações de Vivaldi, com a Orquestra de Câmara de Moscou (MCO); e o Romance nº 2 em Fá maior, Op. 50, de Beethoven, com a orquestra Femminile Europea, grupo que ocupou a posição de Spalla nos anos 1999 e 2000, durante turnê pela Itália.

Como camerista, participou da temporada musical da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, da série de concertos Osesp Masp e da Solistas da Osesp, série de música de câmara da Orquestra. Em 2022, participou do ciclo "Ysaye em Foco", tocando na Sala São Paulo e em Campos do Jordão a Sonata nº 5 do compositor. Também se apresenta com o Art String Quartet, grupo que fundou em 2018 com colegas da Osesp e no qual atua como Diretora Artística e primeiro violino. Ainda como camerista, Svetlana integra o duo Mr. & Mrs. Milling, em que toca com o trombonista e seu marido, Darrin Coleman Milling.

Por 12 anos, foi professora de violino e música de câmara da EMESP Tom Jobim. Foi professora convidada de violino do Festival de Inverno Unisinos em 2004 e no Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA), em 2022 e em 2024.

Entende a música como uma forma de linguagem universal a serviço da humanidade. Diante dela, podemos, a um só tempo, desfrutar do patrimônio imensurável legado pelos grandes compositores da história e ampliar nossa capacidade de perceber e louvar a beleza, a diversidade e a profundidade das emoções humanas.

Outros músicos